Nacional


“O Contributo da IURD em Angola 
e Perspectivas”, em debate

 Xavier António
    A Associação dos Estudantes Universitários Membros da Igreja Universal do Reino de Deus (ASSEUMI) realizou, no passado dia 02 de Outubro, uma mesa redonda subordinada ao tema “O Contributo da Igreja Universal no Desenvolvimento de Angola e Perspectivas”.
O encontro decorreu nas instalações do Hotel Skina, Luanda, e teve como objectivo realçar o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) através dos seus Órgãos sociais como é caso da ABC e a Força Jovem, sublinhando, os gestos de solidariedade desenvolvido por elas, ao longo dos dezanove anos de existência da instituição cristã em Angola.
Foram prelectores os senhores pastores: Felner Batalha, membro da direcção da IURD, e, Raquel Reis, presidente do Órgão Social da instituição eclesiástica. O primeiro vincou que o objecto social da IURD é a pregação do evangelho do Senhor Jesus Cristo bem como dar assistência as famílias e as crianças órfãs, a reclusos e recuperar delinquentes e toxicodependentes para uma nova vida.
Os dados estatísticos falam por si: recuperação de 50 mil famílias e foram celebrados cerca de 4560 casamentos. Aos presentes foi dado a ver, durante alguns minutos, por intermédio de vídeos, os trabalhos sociais realizados pela instituição, no que tange, por exemplo, as pessoas, antes problemáticas, na vida sentimental, financeira, saúde, entre outras e, hoje, vêem suas vidas transformadas.
Por seu turno, Raquel Reis, a segunda prelectora, apontou de forma clara aos presentes os trabalhos que o órgão por ela dirigido, com participação activa dos activistas, leva a cabo, não só em Luanda como nas demais províncias do país. Deu ênfase ao projecto Ler e Escrever, destinado a iletrados; ainda outros como: “Comunidade vida feliz”, “Stop Sida”, palestras e recolha de sangue. Refira-se, “o Órgão Social da IURD é já o maior parceiro do Centro Nacional de sangue”, precisou ela.
Para o director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR) falando a margem do encontro – Manuel Fernandes, “a IURD, desde o ano de 1992, tem sido um parceiro do Estado, e os actos sociais desenvolvidos por ela mostra a pujança e sua firmeza na sua dimensão social, diremos “contra factos não há argumentos”. Por isso, encorajamos a IURD e as demais denominações eclesiásticas a trabalharem a favor do bem-estar de todos os cidadãos”, sublinhou.
 A ASSEUMI é uma organização angolana, representativa de alunos do ensino médio, estudantes universitários, bem como licenciados, mestres e pós graduados, que se revejam nos seus objectivos.
Ela tem como objectivo primordial promover o espírito académico, profissional e desportivo dos cidadãos, em particular dos seus membros e com a finalidade de auxiliar os estudantes nas suas actividades académicas e profissionais; promover a formação cívica, desportiva, cultural e científica; defender e promover os valores fundamentais do ser humano entre outros.
Ao longo da sua existência a instituição já realizou várias actividades, reportemos a palestra sobre “A Paz e as Eleições”, “Mesa Redonda Sobre Educação Cívica e Eleitoral” e “A Preservação do Ambiente”.
A IURD foi fundada no Brasil ao 9 de Julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo, e se expandiu rapidamente na América do Sul, Estados Unidos, Europa, África e Ásia.